Portal de eventos do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Fator genético e alimentar são determinantes no processo inflamatório da aorta de camundongos knockout para receptor de LDL (LDLr-/-).
Maria das Graças de Souza Carvalho, Bethânia Elias Costa, Vanessa Coelho Teixeira, Samuel José Ferreira Lima, Carlos Roberto Pereira, Jéssica Laís Correa Amaral, Leandro dos Santos, José Antonio Dias Garcia

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


Fatores alimentares e/ou genéticos são fatores que promovem e sustentam a hipertrofia cardíaca em camundongos para gene do receptor de (LDLR -/-) por processo inflamatório, via CD40L. O objetivo neste estudo foi avaliar o processo inflamatório e as alterações morfológicas na parede da artéria aorta em camundongos LDLr-/- alimentados com dieta padrão e hiperlipídica, e comparar estes resultados com os dos camundongos selvagens. Os animais foram divididos em três grupos experimentais: WT (n=5), camundongos selvagens, receberam ração comercial por 15 dias; S (n=5), camundongos LDLr-/- que receberam ração comercial; Grupo HL (n=5), camundongos LDLr-/- que receberam ração hiperlipídica. Em conclusão, as lesões observadas na artéria aorta mostraram que a deleção do gene do receptor de LDL está entre os fatores de risco da aterosclerose, e sua associação com a dieta hiperlipídica aumenta o risco por mecanismos que envolvem o papel inflamatório e pró-aterogênico do CD40L.


Texto completo: PDF